quarta-feira, 31 de julho de 2019

ESTUDO BÍBLICO DE GÊNESIS 27



Gênesis 27 fala sobre a bênção de Isaque a Jacó e Esaú. O estudo bíblico de Gênesis 27 revela como Jacó conseguiu receber a benção da aliança em lugar de seu irmão mais velho. Rebeca, esposa de Isaque e mãe de Jacó e Esaú, teve participação decisiva nesse episódio.

Um esboço de Gênesis 27 pode ser dividido da seguinte forma:

  • Isaque pede que Esaú lhe prepare uma refeição (Gênesis 27:1-4).
  • Rebeca põe em prática um plano para favorecer Jacó (Gênesis 27:5-17).
  • Jacó engana Isaque e recebe a bênção (Gênesis 27:18-29).
  • Esaú descobre a trapaça de Jacó (Gênesis 27:30-37).
  • Esaú insiste em ser abençoado (Gênesis 27:38-40).
  • Esaú planeja matar Jacó (Gênesis 27:41-46).

Isaque pede que Esaú lhe prepare uma refeição (Gênesis 27:1-4)

Gênesis 27 começa mostrando um Isaque já velho e debilitado. Ele já não enxergava mais e pensava que o fim de sua vida havia chegado. Então ele chamou seu filho mais velho, Esaú, e lhe pediu que ele lhe preparasse uma refeição saborosa com carne de caça.

O próprio Isaque deixa claro que seu objetivo era comer a refeição que ele tanto apreciava feita por seu filho mais velho, e então abençoá-lo antes de sua morte (Gênesis 27:4). Era costume naquele tempo, por ocasião de uma despedida ou da morte iminente, que o líder da família desse sua bênção.

Mas na família de Abraão o significado espiritual dessa bênção era singular. Isso porque aquele que fosse abençoado se tornaria o herdeiro das promessas de Deus. Então aquele era um momento decisivo na família da aliança.

Rebeca põe em prática um plano para favorecer Jacó (Gênesis 27:5-17)

Gênesis 27 informa que Rebeca escutou o pedido de Isaque e arquitetou um plano para que Jacó fosse abençoado em lugar de Esaú. Ela pediu que Jacó fosse ao rebanho da família e lhe trouxesse dois bons cabritos para que ela pudesse preparar uma comida saborosa do agrado de Isaque.

Então bastava apenas que Jacó lhe servisse a refeição e fosse abençoado. Jacó argumentou com Rebeca que seu plano não daria certo. Isso porque ele e Esaú, apesar de gêmeos, eram muito diferentes. Embora Isaque já fosse cego, ele facilmente poderia perceber que Jacó não era Esaú ao apalpá-lo. Esaú era um homem muito cabeludo, e Jacó não.

Além disso, Jacó se mostrou preocupado em seu pai perceber sua trapaça. Caso isso acontecesse, ele sabia que poderia ser amaldiçoado ao invés de abençoado (Gênesis 27:12). Mas Rebeca assumiu a responsabilidade e disse que a maldição poderia cair sobre ela (Gênesis 27:13).

Notavelmente Jacó não se mostrou nenhum um pouco incomodado se o plano de sua mãe era moralmente aceitável ou não. Ele estava apenas preocupado com a possibilidade de o plano dar errado.

Jacó fez tudo conforme Rebeca lhe pediu. Após preparar a refeição de carne que Isaque apreciava, Rebeca também vestiu Jacó com a melhor roupa de Esaú que ela tinha em sua casa. Para disfarçar as diferenças entre Jacó e Esaú, Rebeca cobriu as mãos e o pescoço de Jacó com a pele dos cabritos que ela tinha preparado.

Jacó engana Isaque e recebe a bênção (Gênesis 27:18-29)

Com tudo pronto, Jacó foi apresentar ao seu velho pai a comida que ele tanto gostava. Diante de Isque Jacó assumiu que era Esaú. Isaque achou estranho o fato de a refeição ter saído tão depressa; afinal, a refeição devia ser feita de carne de caça. Mas Jacó foi muito dissimulado e disse a Isaque que Deus havia lhe mandado a caça ao seu encontro (Gênesis 27:18-21).

A forma como Jacó tomou o nome de Deus em vão apenas como um recurso para enganar seu velho pai, mostra o quão distante ele estava do Senhor. Inclusive, ele considera o Senhor simplesmente como o Deus de seu pai. O livro de Gênesis mostra que somente mais tarde Jacó teve, de fato, um encontro com o Senhor (cf. Gênesis 28:13-22; 33:20).

Ainda desconfiado, Isaque pediu que Jacó se aproximasse para que ele pudesse tocá-lo. Ao tocá-lo, Isaque disse: “A voz é de Jacó, porém as mãos são de Esaú” (Gênesis 27:22). Confuso, Isaque não conseguiu reconhecê-lo, e mais uma vez lhe perguntou se ele realmente era Esaú. Jacó sustentou o plano até o fim, e novamente afirmou ser Esaú.

Esse diálogo revela como Isaque estava agindo de forma patética ao querer se apoiar aos seus falhos sentidos naturais, ao invés de se atentar ao discernimento espiritual.

Depois, finalmente Isaque foi convencido e comeu a comida que Jacó lhe trouxe. Terminando a refeição, Isaque pediu que Jacó chegasse mais perto dele e o beijasse. O beijo fazia parte do ritual da bênção. Após o beijo, Isaque o abençoou (Gênesis 27:27).

O conteúdo da bênção dada a Jacó e sua descendência dizia respeito à fertilidade e domínio da terra; além de sua supremacia sobre povos e nações – incluindo os descendentes de seu irmão (Gênesis 27:27-29). Jacó terminou a benção dizendo: “Maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar” (Gênesis 27:29).

Esaú descobre a trapaça de Jacó (Gênesis 27:30-37)

Gênesis 27 diz que logo após Isaque ter abençoado a Jacó, Esaú chegou trazendo sua caça. Sem saber de nada, Esaú preparou a comida para seu pai e lhe entregou, esperando que fosse abençoado.

Quando Esaú se apresentou diante de Isaque, o patriarca percebeu que tinha dado a benção ao filho mais novo. Esaú ficou revoltado e pediu que Isaque lhe abençoasse também. Mas Isaque lhe explicou que Jacó havia astuciosamente tomado para si a bênção, e que nada mais podia ser feito a respeito.

Indignado, Esaú declarou que com razão o nome de seu irmão mais novo era Jacó; fazendo uma referência à ideia de “enganador” ou “suplantador”. Esaú também alegou que Jacó já havia lhe enganado duas vezes. Ele disse: “Tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha”(Gênesis 27:36).

O direito de primogenitura e a bênção não eram exatamente a mesma coisa. Porém, nesse contexto, eles estavam intimamente interligados. Tanto o direito de primogenitura quanto a bênção, estavam diretamente relacionados à herança; e na família de Abraão a herança dizia respeito às promessas da aliança de Deus. Por isso o escritor de Hebreus chamou Esaú de profano por ter negociado o seu direito de primogenitura numa atitude de pura incredulidade e desprezo pelas promessas de Deus (Hebreus 12:16,17).

Esaú insiste em ser abençoado (Gênesis 27:38-40)

Esaú implorou que seu pai também lhe desse uma bênção. Mas Isaque mais uma vez lhe explicou que a benção que tinha sido dada a Jacó não podia ser revertida.

Todavia, diante da insistência de Esaú, Isaque lhe disse: “Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, e sem orvalho que cai do alto. Viverás da tua espada e servirás a teu irmão; quando, porém, te libertares, sacudirás o seu jugo da cerviz” (Gênesis 27:40).

O contraste é muito claro entre as palavras pronunciadas sobre Jacó e sobre Esaú. Jacó recebeu uma bênção que prenunciava o privilégio de sua descendência que haveria de ocupar uma terra fértil e exuberante; e que dominaria sobre as nações e seria senhor de seu irmão. Já Esaú escutou que sua descendência viveria longe dos lugares férteis da terra e haveria de servir a seu irmão.

Historicamente tudo isso foi cumprido. Os israelitas tomaram a Terra Prometida, enquanto os edomitas, descendentes de Esaú, habitaram a região árida e de terras infrutíferas ao sul do Mar Morto. Isso também explica a freqüente tensão entre Israel e Edom no Antigo Testamento.

Também é interessante notar as palavras finais de Isaque a Esaú: “quando, porém, te libertares, sacudirás o seu jugo da tua cerviz”(Gênesis 27:40). Algumas vezes os edomitas conseguiram se livrar da dominação israelita (cf. 2 Reis 8:20-22). Mais tarde, com a ruína de Edom, grande parte dos edomitas remanescentes acabou sendo assimilada pelos judeus. A dinastia de Herodes, o Grande, descendia de Esaú.

Aqui é inevitável a comparação entre as bênçãos pronunciadas por Isaque a Jacó e a Esaú e a profecia que precedeu o nascimento dos gêmeos. O oráculo falava sobre como os dois irmãos dariam origem a duas nações; e sobre como o irmão mais velho haveria de servir o irmão mais novo (Gênesis 25:23).

Isso significa que Isaque sabia que Deus tinha escolhido Jacó; mas ainda assim ele pretendia dar a bênção da aliança a Esaú. Contudo, o Deus soberano que governa a história garantiu que seu propósito fosse cumprido, a despeito da falta de visão espiritual de Isaque.

Esaú planeja matar Jacó (Gênesis 27:41-46)

Irado e se sentindo injustiçado, Esaú passou a odiar Jacó. O texto bíblico diz que ele aguardava apenas a morte de seu pai para poder matar a Jacó. Quando Rebeca soube que Esaú planejava matar Jacó, ela tratou de conseguir que ele fosse para a cidade de Harã, para ficar na casa de seu irmão Labão (Gênesis 27:43). Rebeca também garantiu a Jacó que quando o rancor de Esaú cessasse, ela lhe avisaria e lhe faria retornar.

Gênesis 27 termina com Rebeca falando de seu aborrecimento com as mulheres heteias das quais Esaú tinha tomado duas por esposa. Esse aborrecimento também serviu como um tipo de justificativa para Jacó ir à terra de seus familiares e não se casar com as filhas de Hete.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Uma nova luz


Queira estar bem neste momento, existe um bom estado de espírito diante destas oportunidades que têm sempre a lucidez como prumo em nosso poder de decidir, começar a dar o primeiro passo.


Os outros serão a persistência do prosseguir, construímos nosso caminho ao caminhar pela vida. Existe uma grande esperança dentro de você, então, alimente-a com amor, acredite, siga tua intuição.

Você verá que algo profundamente importante mudara sua vida. Queira sempre ir mais além... descubra o sabor dos mistérios que existem dentro de nós , siga teu caminho... estas com luzes a iluminá-lo este e seu momento com muitas esperanças em teu coração...

Caminhe sempre sorrindo e encontrarás portas abertas... a felicidade é alegre, festiva e tem mil formas de se apresentar como agora, neste momento...

Um grande beijo no seu coração.

Nós dois...


Queria ter lhe conhecido antes, 
muito antes… Para que nenhum de nós dois tivesse medos ou cicatrizes. Queria ter estado com você, quando seu coração descobriu
o que era AMOR.

Quando seu corpo descobriu o que era DESEJO. E antes que pudesse sofrer, eu estaria do seu lado, amando-lhe. entregando-me, e
 juntos poder ter aprendido, as lições da vida e do coração…

Queria ter te conhecido muito antes… Quando suas esperanças começaram a nascer, quando seus sonhos ainda eram puros, e seus ideais ainda ingênuos…ja termos nos encontrado só agora, já com o coração viciado em outros amores, com uma imagem meio falsa, do que é felicidade, do que é
 entregar-se… 

Queria ter lhe encontrado antes, muito antes… Numa nova vida, num outro tempo, em que não precisássemos temer o nosso futuro, nem nossos sentimentos… Ah! como eu queria! 
Mas, não foi assim, te conheci agora… na hora certa?, no momento certo?… eu não sei…

Só sei que te encontrei agora e, na sua vida, se você quiser, para sempre… eu ficarei…!

O DIAMANTE


Um rei possuía um valioso diamante, um dos mais raros e perfeitos do mundo. 
Um dia o diamante caiu de grande altura e um arranhão estragou sua face.

O rei chamou os melhores peritos para que tentassem 
corrigir a imperfeição, mas todos concordaram que não poderiam retirar o arranhão sem cortar fora uma boa parte da superfície, assim reduzindo o peso e o valor do diamante.

Finalmente apareceu um artesão, não tão famoso, e garantiu, - Tenho muito observado o maior artesão de todos e, com ele, muito aprendi. 
Posso lhe garantir que saberei reparar o diamante sem reduzir seu valor.

Sua confiança era tanta que, convencido, o rei entregou o diamante ao homem. Depois de alguns dias, o artesão retornou com o diamante ao rei, que 
ficou surpreso ao descobrir que o feio arranhão tinha desaparecido e em seu lugar fora entalhada uma bela rosa.

O arranhão anterior tinha se tornado o talo de uma rara flor! 
O rei, empolgado, falou ao artesão, - Que belo trabalho, que ótima idéia. Diga-me, quem é este grande artesão que é seu mestre?

E o artesão respondeu, - Deus,
 o artesão da vida. 
Deus está sempre, se permitimos, transformando nossos arranhões em algo de belo.
   

sexta-feira, 26 de julho de 2019

QUAL É O SIGNIFICADO DE FAMÍLIA NA BÍBLIA?



O significado de família diz respeito à unidade social instituída por Deus logo após Ele ter criado o primeiro casal. Isso faz da família a mais antiga das instituições humanas. A Bíblia deixa claro que essa instituição é formada sob a base do matrimônio que se estende ao nascimento dos filhos como frutos da união dos cônjuges.

A ideia de “família” é expressa na Bíblia através de alguns termos hebraicos e gregos. No geral, esses termos são traduzidos por palavras como: “casa”, “parentes”, “clã”, “lar”, “os da casa”, e, claro, “família”.

Às vezes essas palavras são empregadas de modo a denotar um significado mais amplo do que simplesmente se referir aos membros de um mesmo grupo familiar. Isso quer dizer que em certas passagens bíblicas, dependendo do contexto, essas palavras se referem a grupos maiores, como por exemplo, membros de uma mesma tribo ou indivíduos que possuem a mesma etnia.

Como eram as famílias nos tempos bíblicos?

Em seu núcleo essencial, as famílias dos tempos bíblicos eram formadas por pais e filhos. Mas era comum que essa unidade familiar se estendesse de modo a abranger parentes de diferentes graus.

Além disso, nas famílias mais abastadas que possuíam serviçais, os servos contratados e os escravos também eram contados como membros de uma família. Outras pessoas que não estavam ligadas por laços sanguíneos com uma determinada família, também podiam ser incluídas nela, como por exemplo, concubinas e amigos.

Também era comum que as famílias dos tempos bíblicos fossem muito numerosas. Isso porque os filhos eram vistos como verdadeiros presentes de Deus; e as pessoas desejavam tê-los em quantidade. A família de Jacó é bom exemplo disso, com pelo menos sessenta e seis pessoas, contando apenas seus filhos e netos.

Nos tempos bíblicos, o filho primogênito era preparado para suceder o pai como chefe da família. Além de maior responsabilidade, o filho primogênito também recebia porção dobrada da herança da família.

A estrutura da família bíblica

A Bíblia apresenta a estrutura familiar organizada de modo que o marido é o líder social e espiritual da família que conduz a esposa, e, juntos, eles conduzem os filhos. Isso significa que a estrutura da família de acordo com a Bíblia deve obedecer aos princípios divinos para o matrimônio.

O propósito de Deus para o casamento é que ele seja uma união indissolúvel entre um homem e uma mulher. Assim, unidos em uma só carne, marido e mulher são incentivados a se reproduzirem, expandindo seu lar.

Mas por causa do pecado, muitas vezes a família é deformada. Nos tempos bíblicos, por exemplo, era comum a prática da poligamia – um tipo de pecado que afrontava diretamente o propósito monogâmico do casamento instituído por Deus. Também era frequente o exercício da autoridade familiar de forma tirânica pelo líder da família.

Deus deu ao homem a responsabilidade de liderar a família, mas essa liderança deve sempre ser exercida em amor. O mandamento bíblico é que a esposa deve ser sujeita ao marido; mas o marido também deve amar e cuidar da esposa como a si mesmo.

Os filhos devem obedecer, respeitar e honrar os pais; mas também os pais não devem causar a ira em seus filhos. Na verdade os pais devem orientar os filhos e treiná-los para que eles sejam pessoas maduras e de caráter.

Além disso, os pais têm a responsabilidade de conduzir seus filhos ao conhecimento do caminho do Senhor; eles instruí-los de acordo com os preceitos da Palavra de Deus; e devem servir de exemplos para eles de uma vida em obediência, temor e adoração a Deus.

Recomendações bíblicas para a família

Há diversas passagens bíblicas que trazem ensinamentos fundamentais para a vida prática da família. Vejamos algumas delas:

  • A Bíblia fala da importância e do significado elevado do casamento ao comparar a relação entre marido e mulher à relação entre Cristo e a Igreja. A mulher deve aceitar a liderança do marido. Mas o marido tem que exercer essa liderança de modo a refletir o cuidado e o amor do próprio Cristo à sua Igreja (Efésios 5:22-25).
  • Os responsáveis por treinar as crianças são os pais (Gênesis 18:18,19; Deuteronômio 4:9; 6:6-8; 11:18-21; Provérbios 22:6; Efésios 6:4). Nesse sentido, a disciplina é algo de muito valor (Provérbios 13:24; 19:18; 22:15; 23:13,14; 29:15,17; Hebreus 12:5-11).
  • A mulher briguenta é reprovada (Provérbios 19:13; 27:15); bem os filhos desobedientes também são (Provérbios 19:26; 20:20).
  • O relacionamento entre um crente e um incrédulo é desencorajado (Deuteronômio 7:3,4). Mas no caso de um dos cônjuges ser descrente, a Bíbliatambém dá instruções acerca de como a parte crente deve proceder (2 Coríntios 6:12-16,32-35).
  • A Bíblia não deixa dúvida quanto à gravidade do divórcio (Mateus 19:3-11); bem como dá instruções sobre quando é permitido casar-se novamente (Romanos 7:1-3; 1 Coríntios 7:39,40).
  • A Bíblia também traz instruções práticas para a vida familiar cotidiana (Tito 2:3-5; 1 Pedro 3:1-6; etc.).

O significado da família no sentido figurado

Várias vezes na Bíblia a comunidade dos fieis é vista como uma grande família. Os redimidos por Cristo são adotados por Deus. Assim, em Cristo, os crentes são vistos por Deus como seus filhos. Por isso eles podem se dirigir a Deus dizendo: “Pai nosso que estás no céus” (Mateus 6:9).

O fato de os crentes se relacionarem com um Pai Celestial, faz da Igreja a própria casa, a família de Deus (Efésios 2:19; 1 Timóteo 3:15; Hebreus 3:6; 1 Pedro 4:17).

Entre os crentes, o relacionamento que eles desfrutam também é visto em caráter familiar. Os redimidos são irmãos na fé, unidos em Cristo. Aqueles a que Deus chamou para organizar e liderar seu povo na terra nas comunidades cristãs locais, também são comparados aos pais de família (1 Timóteo 3:5).

Diferentemente da família terrena, a família da fé não terá seus laços familiares findados aqui, mas permanecerá por toda a eternidade. Em casos extremos em que um crente tiver que escolher entre sua família terrena e seu amor a Cristo, sua escolha deve ser pela família de Deus (Mateus 10:35,36; Lucas 14:26,33; cf. Marcos 3:31-35).

Quem ama


Quem ama sente ciúmes, muito ou pouco não importa, mas sente, sim. Quem deixou de amar já não se importa e deixa o outro totalmente à vontade, para que ele próprio possa estar também assim.


Quem ama vez por outra dá uma patrulhada no território e delimita as suas fronteiras. Quem deixou de amar já não fiscaliza, é frio, controlado e jamais perde as estribeiras.

Quem ama sempre acha tempo e encontra um jeito para estar com seu amor. Quem deixou de amar vai postergando sem pressa, deixando que o vento sopre a seu favor.

Quem ama faz perguntas pessoais e usa muito o pronome "nós". Quem deixou de amar conversa banalidades e esquece o significado do advérbio "a sós".

Quem ama quer saber da vida do outro com detalhes e transparência. Quem deixou de amar se esquiva e não cobra do outro mais nada, nem ao menos coerência.

Quem ama é pródigo em e-mails, telefonemas e com muito carinho dá um jeitinho de marcar presença. Quem deixou de amar é pródigo em desculpas e pretextos com os quais passa um verniz para disfarçar a indiferença.

Quem ama é naturalmente fiel e está sempre voltado às necessidades do outro ser. Quem deixou de amar só é fiel a si próprio e ao seu bem-estar e já não percebe os danos que causa, querendo ou sem querer.

Quem ama, mas não pode corresponder por imperativo das circunstâncias, abre o jogo e é sincero. Quem deixou de amar não descarta o outro do baralho, para o caso de uma eventualidade.

Será que neste momento tu amas ou deixaste de amar? Se já não amas, com certeza irás calar ou talvez até dizer:
- Face ao exposto, nada tenho a declarar!


Receita para esquecer


Você quer esquecer o seu amor? Viaje, vá para bem longe. Escolha lugares bonitos, no mar ou na montanha. Escolha ambientes alegres, cheios de atividade, que é para esquecer mesmo, para não ter chance nem de pensar.

Mas prepare-se! Mesmo assim o mar azul vai lhe falar do seu amor. A montanha majestosa vai lhe falar do seu amor. Os rostos coloridos dos transeuntes vão lhe falar do seu amor...

VOCÊ O VERÁ, ONDE QUER QUE VOCÊ FOR!

Então talvez você deva ir para algum mosteiro no Tibet, ou ingressar na Ordem das Carmelitas, com voto de silêncio, onde tudo será oração, devoção e quietude.

Você estará procurando por Deus e por si mesma, na esperança de encontrar consolação. Mas não se engane, não! Mesmo assim, a quietude do templo vai lhe falar do seu amor. Buscando a si mesma, você vai encontrar o seu amor e, até mesmo a face de Deus lhe falará do seu amor.

VOCÊ O SENTIRÁ, ONDE QUER QUE VOCÊ FOR!

Então arranje um novo amor. Enfeite-se, capriche, conquiste, canalise para ele todo o seu zelo e dedicação. Mas não se iluda, não!

Porque cada gesto e palavra do novo amor vão lhe falar do antigo amor, mesmo que o de agora seja o  máximo, melhor ainda que o anterior, livre, apaixonado, descomplicado, seu coração não aceita trocas.

VOCÊ O BUSCARÁ, ONDE QUER QUE VOCÊ FOR!

Então pare, respire fundo e encare de frente. Não fuja mais! Avance pela sua vida que parece agora sem sentido e desbotada. Avance, ainda que não sinta o gosto de nada, insista, mesmo que vazia e desalentada. O tempo irá passar devagarzinho, e, ao passar, a curará cada dia um pouquinho, mas entenda que agora, nesta exata hora, VOCÊ PRECISA DEIXAR FLUIR TODA A SUA DOR !

Travessias da vida


As oportunidades da vida são como as brisas nas noites quentes de verão, elas vêm e vão e precisamos aproveitar cada minuto quando estão presentes para nos preparar para o depois. E quantas vezes elas chegam, vemos, somos conscientes, mas não fazemos nada.

Duvidamos, simplesmente, de nós!São nossas barreiras emocionais, a insegurança, o medo, a falta de fé, que paralisam nossas pernas. Mas Deus jamais nos diz para atravessar sem que Ele mesmo nos forneça os meios para chegar do outro lado. Se não vamos, é porque confiamos demais nesse nosso lado humano e de menos na nossa parte que mais se parece com Deus, nosso lado espiritual. 

A guerra que se estabelece na nossa cabeça nos momentos de escolha é muito comum e todo mundo passa por isso, sem exceção. Há um lado que nos impele de ir em frente e o outro que nos enche de dúvidas. "E se?" "E se não der certo?" "E se eu não for capaz?" "E se não for isso?"

As desculpas que nos achamos para nos fazer desanimar são quase sempre mais evidentes e, não raro, muitos se apegam a elas e param no meio do caminho, ou seguem outra direção, como aconteceu com Jonas. 

Penso em Moisés, quando Deus pediu que fosse libertar o povo de Israel. Ele duvidou e tentou se desculpar dizendo que tinha problemas para falar. Mas o Senhor, com Sua infinita sabedoria, retrucou que ele não estaria sozinho. E não estava mesmo. E foi, libertou o povo, o conduziu.

Cumpriu assim a sua parte e tornou-se parte da história da humanidade. É nosso bom relacionamento com Deus que faz a diferença. Como no amor ou amizade, onde quanto mais próximos estamos de uma pessoa, mais acreditamos nela, mais confiamos. 

Quando as oportunidades baterem à sua porta, antes de dizer não com um monte de desculpas que nem você mesmo acredita, olhe para o alto. Se uma vozinha responder dentro do seu coração e sua alma se encher de paz, é que você fez a boa escolha.

Vá, então, em frente! Não espere ver todas as soluções de uma vez só, as flores nascem cada uma a seu tempo e há frutos para todas as estações. Deus, que olha por você, vai plantar no seu caminho, vai te dar coragem, vai te motivar e te empurrar quando for preciso. Ele nunca nos prometeu um caminho sem dificuldades, um mundo sem aflições, mas nos disse para termos bom ânimo.

Moisés, guiado por Deus, atravessou o mar. Não há nenhuma razão para que não atravessemos a vida como mais que vencedores.

Possibilidades


Não se deixe encurralar por pensamentos ambíguos. O fato de A ser verdadeiro não torna B falso. Com freqüência, tanto . A quanto B podem ser verdadeiros.

As coisas que você deve fazer podem ser também as coisas que você quer fazer. O que você dá pode também ser o que você recebe. O que você ensina pode ser também o que você aprende. Sua tarefa pode ser difícil e ao mesmo tempo agradável. O que é bom para o cliente pode ser bom também para o vendedor.

Muitas vezes, cometemos o erro de definir as coisas pelo que elas não são. Fazendo isso, limitamos nosso raciocínio e nossas oportunidades. Na realidade, existem poucos opostos. Será ensinar o verdadeiro oposto de aprender? Feminino é o oposto de masculino? O amor é realmente o oposto do ódio? Brincar é o oposto de trabalhar?

Claro que não. Muitas das coisas que consideramos opostas são, na verdade, muito similares. Nosso desejo de classificar e colocar tudo em categorias, embora às vezes útil, também pode ser limitante.

As possibilidades surgem, não da eliminação de outras possibilidades, mas da persistência em manter a mente aberta.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Quando for amar


Quando for amar, ame o mais profundo que puder... Quando for falar, fale somente o necessário... Quando for sorrir, procure sorrir com os olhos também... Quando pensar em desistir, lembre-se da luta que foi começar e não desista!


Quando quiser se declarar a alguém, faça isso sem medo do que essa pessoa pensará de você... Quando sonhar, sonhe bem alto, bem longe... 

Quando for partir, não diga "adeus". Diga que foi tudo maravilhoso! Quando abraçar um amigo, abrace com carinho e lembre desse abraço por toda vida... Quando precisar de ajuda, não se envergonhe de pedir socorro... 

Quando sentir raiva de alguém, ore e peça luz para essa pessoa... Quando tentar algo de novo na vida,tente pra valer, mude, arrisque-se 
Viva intensamente...E quando precisar de um amigo, lembre-se de mim. Estarei aqui torcendo por você e pela sua felicidade!

A Benção de ouvir


Para mim, a oração torna-se cada vez mais um caminho da bênção de ouvir… Muitas vezes, você sentirá que nada acontece em sua oração. Você diz: “Fico sentado ali, distraído”.

Entretanto, se você adotar a disciplina de passar meia hora por dia ouvindo a voz de amor, descobrirá que algo acontece, pouco a pouco, antes mesmo que você tome consciência.

É possível que , somente por meio de uma retrospectiva, você descubra a voz que o abençoa.

Você pensou que aquilo que aconteceu durante os momentos em que ficou a ouvir não passava de uma grande confusão, mas, então, vê-se ansioso por seus momentos de silêncio e sente falta quando não pode tê-los.

O mover do espírito de Deus é delicado, suave e misterioso. Não procura atenção. No entanto, esse mover é persistente, forte e profundo.! Transforma radicalmente o nosso coração.

Um lindo dia pra você! Tenha fé e energia, acredite!!! Você pode tudo que quiser.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Quantas vezes...


Quantas vezes nós pensamos em desistir, deixar de lado, o ideal e os sonhos; Quantas vezes batemos em retirada, com o coração amargurado pela injustiça; Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade, sem ter com quem dividir; Quantas vezes sentimos solidão, mesmo cercados de pessoas; 

Quantas vezes falamos, sem sermos notados; Quantas vezes lutamos por uma causa perdida; Quantas vezes voltamos para casa com a sensação de derrota; 

Quantas vezes aquela lágrima, teima em cair, justamente na hora que precisamos parecer fortes; Quantas vezes pedimos a Deus um pouco de força, um pouco de luz; 

E a resposta vem, seja lá como for, um sorriso, um olhar cúmplice, um cartãozinho, um bilhete, um gesto de amor; E a gente insiste, Insiste em prosseguir, em acreditar, em transformar, em dividir, em estar, em ser; 

E Deus insiste em nos abençoar, Em nos mostrar o caminho: Aquele mais difícil, mais complicado, mais bonito. E a gente insiste em seguir, por que tem uma missão... SER FELIZ !!
   

terça-feira, 23 de julho de 2019

Acreditar sempre!!




Sempre que começa um novo dia, algumas dúvidas invadem nosso coração. 

O futuro é sempre uma incerteza e na vida nada é garantido, mas isso não nos pode impedir de sermos positivos e de mantermos a motivação em alta para tudo que fazemos.


Já que as expectativas são a única coisa que podemos controlar na totalidade, é tempo de acreditarmos que grandes coisas estão por vir. 
}
Ter fé é o primeiro passo para qualquer conquista e uma boa ajuda para as lutas que travamos vez após vez.

Acredito em você


Com estas palavras, eu espero lhe proporcionar um pouco de conforto e dar a força necessária para que enfrente este difícil momento. 


Foque seu pensamento em coisas positivas e esqueça as ruins. Bloqueie todo pensamento negativo e derrotista. A superação começa na nossa mente!

É importante que confie e acredite em você mesmo e no seu triunfo. Tenha fé e esperança, e lute com todas as suas forças pela superação. 

Com determinação tudo se consegue, e quando se plantam coisas boas, logo logo se colhem coisas melhores.


Eu acredito em você, acredite você também!

Amigo Verdadeiro


Difícil querer definir amigo. 
Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu,  se é o sonho que te faz falta. Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas.  É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar  o que aprendeu. 

É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você.  É a compreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.

É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir".  É ao mesmo tempo espelho que te reflete, e  sobre suas águas agitadas. 
É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a perfeição é utopia. É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais seu sorriso.

Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chopp, 
acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem tem medo, dor, náusea, cólica, gozo, igualzinho a você. É quem sabe que viver é ter história pra contar. 

É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento, é o padrinho filosófico dos seus filhos. É o achar daquilo que você nem sabia que buscava. Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas. 

É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo  prazer e atenção que teria se tivesse olhando em seus olhos.  Amigo é multimídia. Olhos... amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. 

É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris. 
Amigo é aquele que te diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação : amigo é quem te ama "e ponto". É verdade e razão, sonho e sentimento. Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.

Estarei em algum lugar... torcendo pôr você...pela sua felicidade, para que esteja em paz,  pelo seu sucesso. Porque eu te amo e é pra sempre!!

Loja de Discos


  Era uma vez... 


Um garoto que nasceu com uma doença que não tinha cura. Tinha 17 anos e podia morrer a qualquer momento. Sempre viveu na casa de seus pais, sob o cuidado constante de sua mãe.

Um dia decidiu sair sozinho e, com a permissão da mãe, caminhou pela sua quadra, olhando as vitrines e as pessoas que passavam. Ao passar por uma loja de discos,notou a presença de uma garota, mais ou menos da sua idade, que parecia ser feita de ternura e beleza.

Foi amor a primeira vista.

Abriu a porta e entrou, sem olhar para mais nada que não a sua amada. Aproximando-se timidamente, chegou ao balcão onde ela estava. 

Quando o viu, ela deu-lhe um sorriso e perguntou se podia ajudá-lo em alguma coisa. Era o sorriso mais lindo que ele já havia visto, e a emoção foi tão forte que ele mal conseguiu dizer que queria comprar um CD. Pegou o primeiro que encontrou, sem nem olhar de quem era, e disse

'Esse aqui'.

'Quer que embrulhe para presente?' perguntou a garota sorrindo ainda mais e ele só mexeu com a cabeça para dizer que sim. Ela saiu do balcão e voltou, pouco depois, com o CD muito bem embalado. Ele pegou o pacote e saiu, louco de vontade de ficar por ali, admirando aquela figura divina.

Daquele dia em diante, todos as tardes voltava a loja de discos e comprava um CD qualquer. Todas as vezes a garota deixava o balcão e voltava com um embrulho cada vez mais bem feito, que ele guardava no closet, sem nem abrir.

Ele estava apaixonado, mas tinha medo da reação dela, e assim, por mais que ela sempre o recebesse com um sorriso doce, não tinha coragem para convidá-la para sair e conversar.

Comentou sobre isso com sua mãe e ela o incentivou, muito, a chamá-la para sair. Um dia, ele se encheu de coragem e foi para a loja. Como todos os dias comprou outro CD e, como sempre, ela foi embrulhá-lo.

Quando ela não estava vendo, escondeu um papel com seu nome e telefone no balcão e saiu da loja correndo.

No dia seguinte o telefone tocou e a mãe do jovem atendeu.

Era a garota perguntando por ele. A mãe, desconsolada, nem perguntou quem era, começou a chorar e disse: 'Então, você não sabe? Faleceu essa manha'.

Mais tarde, a mãe entrou no quarto do filho, para olhar suas roupas e ficou muito surpresa com a quantidade de CDs, todos embrulhados. Ficou curiosa e decidiu abrir um deles. Ao faze-lo, viu cair um pequeno pedaço de papel, onde estava escrito:

"Você e muito simpático, não quer me convidar para sair? Eu adoraria".

Emocionada, a mãe abriu outro CD e dele também caiu um papel que dizia o mesmo, e assim todos quantos ela abriu traziam uma mensagem de carinho e a esperança de conhecer aquele rapaz.

Assim e a vida: não espere demais para dizer a alguém especial aquilo que você sente. Diga-o já; amanha pode ser muito tarde.

Essa mensagem foi escrita para fazer as pessoas refletirem e assim, pouco a pouco, ir mudando o mundo.

Aproveite e fale, escreva, telefone e diga o que ainda não foi dito. Não deixe para amanhã. Quem sabe não da mais tempo.

Passagens Importantes


Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de encontrar a pessoa certa para que saibamos, ao encontrá-la, agradecer por esta bênção.


Quando a porta da felicidade se fecha, outra porta se abre. Porém, estamos tão presos àquela porta fechada que não somos capazes de ver o novo caminho que se abriu.

O melhor amigo é aquele com quem nos sentamos por longas horas, sem dizer uma palavra, e ao deixá-lo, temos a impressão de que foi a melhor conversa que já tivemos.

Ao darmos a alguém todo o nosso amor nunca temos a certeza de que iremos receber este amor de volta. Não ame esperando algo em troca, espere para que este sentimento cresça no coração daquele que você ama. 

E se isto não ocorrer, esteja feliz por este sentimento estar crescendo em seu coração. Em questão de segundos nos apaixonamos por alguém, mas levamos uma vida inteira para esquecer alguém especial.

Não busque boas aparências, elas podem mudar. Só precisamos de um sorriso para transformarmos um dia ruim. Encontre aquela pessoa que faça seu coração sorrir.

Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la. Sonhe com aquilo que você quiser, vá para onde você queira ir, seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce, dificuldades para fazê-la forte, tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos. A felicidade aparece para aqueles que choram, para aqueles que se machucam, para aqueles que buscam e tentam sempre e para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante sempre estará baseado num passado esquecido; você só terá sucesso na vida quando esquecer os erros e as decepções do passado. 

Quando você nasceu, você estava chorando e todas as pessoas ao seu redor estavam sorrindo. Viva de um modo que, ao morrer, você seja aquele que esteja sorrindo enquanto todos a sua volta estejam chorando. E o mais importante, viva na presença de Deus quando seu tempo na terra acabar. 

Aproveite seu tempo agora para conhecê-lo e aprender quem Ele é e, quem ele quer que você seja enquanto você está aqui. 

                     

Cuidado com a Frustração


A frustração pode ser um círculo vicioso e descendente. Se você se frustra com o seu trabalho, este se torna ainda mais difícil, o que leva a mais frustração.  
Quando você  se frustra com as ações de outras pessoas, suas atitudes freqüentemente reforçam o comportamento ofensivo delas, o que aumenta sua frustração.

Na frustração existe ressentimento, mas também o desejo de melhorar. Esqueça o ressentimento. Ele só serve para tornar a situação ainda pior. Em vez disso, concentre-se na motivação necessária para 
transformar essa situação em algo proveitoso.

Use a energia de sua frustração não para responder com raiva e ressentimento, mas para seguir em frente de maneira positiva. Não veja sua frustração como uma desculpa para sentir pena de si mesmo. Considere-a como uma forma de
identificar  oportunidades de crescimento em sua vida. 

Esforce-se para eliminar o ressentimento e a autopiedade da sua frustração, e ela se tornará uma força poderosa e positiva.   

A viagem...


Em algum lugar... dessas terras a um doce olhar só pra você. Um olhar especial, de alguém especial de distantes origens.. Um olhar de um justo coração que pulsa só a vida, que sorri por que ama plenamente sem julgamentos, preconceitos nem distinções..

Hoje como ontem, longe desses céus, há um encantado olhar só pra você...e nesse lugar vai pra você a magia da luz, a simplicidade do perdão, a força para comungar uma vida.

Hoje, de algum lugar dentro de você, alguém que o amou muito e ainda o ama, diz pra você que valeu a pena ter estado nessas terras, sob estes céus, falando da paz, união, amor, perdão.

Poder sentir a força que faz você sorrir e continuar o caminho...que um dia aquele doce olhar iniciou pra você.

Tudo isso só pra você saber que a vida continua....
E que a morte é apenas uma viagem...!!!!

Você é Capaz de Mudar a Sua Vida


Você é capaz de qualquer coisa que deseja. Nada que esteja longe de você e  nada do que aconteceu no seu passado é capaz de alterar o futuro que você  deseja para si.

O mundo bombardeia você com milhares de distrações, obstáculos, medos e  desejos de prazeres vazios, fáceis e rápidos,. Ainda assim, nada irá impedir que  você conquiste tudo aquilo que sua mente sonha e almeja.

O simples fato de você imaginar que sua vida pode melhorar está evidenciando a  sua capacidade para alcançar seus sonhos. Você já possui a maioria dos seus 
tesouros com que você sonha e que você deseja: eles já existem dentro de você. 

Dê a eles a força do seu pensamento, da sua ação, do seu compromisso. Faça-os  reais, e não apenas exclusividade de seus sonhos. 

Traga-os também ao mundo  que o cerca. Isto é realização, isto é destino.

                    
     
B

A persistência é o caminho do êxito


  

O ato de persistir é uma das condições da vitória. Muitas vezes, a vida mede a nossa fé opondo-nos a resistência. Os obstáculos fazem parte da nossa caminhada e render-se a eles demonstra fraqueza. 

Não há na história da humanidade, um grande homem sequer que não tenha tido uma fé inquebrantável. Somente por meio da persistência e do bom ânimo conseguimos tornar realidade nossos mais ousados sonhos. 

Quando se tem certeza interior de que estamos no caminho certo, nada, nem ninguém, pode ser mais forte que nós mesmos. Possuímos uma força poderosa, capaz de perseverar e conseguir tudo, bastando acreditar firmemente que, mesmo difícil, jamais será impossível. Alias, “o impossível
 é o possível  que nunca foi tentado”. 

Chega quem caminha. Então caminhe com determinação, jamais duvidando da sua capacidade de vencer. Você pode se acreditar que pode. Todos nós, quando bem intencionados, somos merecedores de uma vida nova. 

E, para tanto, necessário se faz uma ação contínua e persistente no sentido de tornar nossa vida mais próspera e feliz. 
Sem esforço não existe vitória. Persista hoje e sempre. Persista mais e muito. E lembre-se. 

“Um mundo melhor começa em você”.

Do outro lado


Tudo nessa vida é mesmo relativo, já pensou quantos queriam poder fazer pelo menos uma atividade que pode parecer insignificante para você? 

Da mesma forma que sonha com o que ainda não tem, muitos outros neste momento desejam algo que você nem lembra mais que tem. Isso já faz parte da vida, e nunca mudará.

O que pode ser mudado é a forma como este ciclo é interpretado. A partir do momento que tudo que o possui é valorizado, a vontade de ter o que está ao lado passar a ser totalmente dispensável. 

Principalmente quando tem em mente que aquilo que já acha desnecessário, pode ser algo extremamente desejado por alguém do outro lado.

A sabedoria e o equilíbrio


Um paciente de 32 anos procurou um terapeuta para que ele pudesse ajudá-lo com o seu problema. No dia marcado o paciente falou: - Preciso de ajuda, não consigo parar de chupar o dedo. O Terapeuta, com a tranqüilidade de quem sabe respondeu: - Não ligue para isto, mas chupe um dedo diferente a cada dia da semana.

A partir deste momento, o paciente, toda vez que levava a mão a boca, era instintivamente obrigado a escolher o dedo que devia ser objeto de sua atenção naquele dia. Antes que a semana terminasse ele já estava curado.

Com esta historinha aprendemos que quando temos um hábito, torna-se difícil lidar com ele porque é uma rotina, um automatismo, mas, quando ele passa a nos exigir atitudes novas, decisões, escolhas, então temos consciência de que não vale tanto esforço para mantê-lo.

“A sabedoria é o equilíbrio do discernimento com o amor na manifestação da consciência” 
            

É difícil



        

É difícil fazer alguém feliz, Assim como é fácil fazer triste.  É difícil dizer "Eu te amo", Assim como é fácil não dizer nada. 

É difícil valorizar um amor, Assim como é fácil perdê-lo para sempre. 

É difícil agradecer por hoje, Assim como é fácil viver mais um dia. 

É difícil se convencer de que se é feliz, Assim como é fácil achar que sempre falta algo. 

É difícil fazer alguém sorrir, Assim como é fácil fazer chorar.

É difícil se pôr no lugar de alguém, Assim como é fácil olhar para o próprio umbigo. Se você errou, peça desculpas... 

É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado? Se alguém errou com você, perdoa-o... 

É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?  Se você sente algo, diga... 

É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar alguém que queira escutar?! Se alguém reclama de você, ouça... 

É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?! Se alguém ama você, ame-o... 

É difícil se entregar? Mas quem disse que é fácil ser feliz?! Nem tudo é fácil na vida... Mas, com certeza, nada é impossível...

Precisamos acreditar, ter fé e lutar para que não apenas sonhemos, mas tornemos todos nossos sonhos realidade!